A prefeita de São Bento do Trairí Luna Kaly participou de um debate sobre gestão integrada de resíduos sólidos, promovido pela prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa.
O encontro ocorreu no dia 7 de outubro, na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz, e reuniu prefeitos e gestores da região do Trairí.
O objetivo da reunião foi planejar ações e viabilizar o projeto de gestão integrada no que diz respeito à coleta e tratamento de todo o lixo que é produzido na região, destinando o material de forma correta e preservando o Meio Ambiente.
A proposta apresentada no encontro foi a de criar um consórcio intermunicipal com a participação de todos os municípios da região Trairi e, a partir daí, avançar com os projetos que permitam que os municípios passem a atender as exigências dos órgãos de controle e fiscalização do Meio Ambiente, que é de coletar e destinar os resíduos sólidos (materiais orgânicos) para um aterro sanitário que atenda a todas as normas estabelecidas.
A ideia amadurecida no encontro é o consórcio intermunicipal seja criado para gerir o processo de terceirização dos serviços, ou seja, contratar uma empresa privada para assumir a responsabilidade pela construção de um aterro sanitário que possa atender as demandas da região e também cuidar de toda a logística da coleta do lixo, de forma organizada e contínua. Esse modelo já foi adotado em várias regiões do Brasil com resultados positivos. No Rio Grande do Norte, a região do Trairi seria a primeira a utilizá-lo.
O próximo encontro agendado entre os gestores para se aprofundar mais no assunto foi agendado para o próximo dia 21 de outubro, quando deverá ser apresentado o protocolo de intenções para a criação do consórcio.

 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário