sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Atrasos em repasses de recursos da Saúde preocupa municípios


Governo federal anuncia parcelamento de principais recursos da Saúde. Confederação Nacional do Municípios alerta para novos prazos de pagamento e reforça a situação difícil dos gestores



Prezado (a),

Mais atrasos em transferências de recursos da Saúde para os Municípios. O Ministério da Saúde e o Fundo Nacional de Saúde (FNS) confirmaram que serão alteradas para o final de 2015 as datas dos repasses do Fundo a Fundo. A falta de recursos seria a justificativa para o estabelecimento de um novo prazo.

A medida complica ainda mais a já difícil situação dos Municípios brasileiros. Os órgãos informaram que alguns blocos/ações não terão seus repasses feitos em dia no mês de novembro. Já para dezembro, está previsto o parcelamento de parte dos recursos que são enviados aos Municípios.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que tem recebido vários relatos de gestores sobre atrasos do Bloco de Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (MAC) por parte da União (via repasses fundo a fundo do FNS) ao longo das edições do Diálogo Municipalista. A situação agrava ainda mais com a falta de repasses de alguns Estados para os Municípios.

A entidade cita que no Rio Grande do Sul vários prefeitos clamam por socorro em razão da falta de repasses para os hospitais. A situação não é um caso isolado e afeta profundamente vários Municípios.

clique aqui e leia a matéria completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário